logo

Luz e açúcar

publicado em:2/02/21 6:39 PM por: Martin Portner Ciência da Luz

Temos muitas pessoas diabéticas em nosso país. E milhões de pré-diabéticos também. Pesquisadores brasileiros estão investigando se a fotobiomodulação, um tratamento à base de luz vermelha e próxima do infravermelho, é capaz de modificar os níveis de glicose tanto no sangue como nos músculos*.

A pesquisa foi experimental e cuidou de analisar vinte e quatro ratinhos que viviam nas mesmas condições. Após uma, três e seis horas, todos tiveram o açúcar no sangue medido. Eles foram divididos em quatro grupos. Cada grupo recebeu uma dose de luz diferente, com duração de noventa segundos. Havia um grupo controle, que recebeu luz zero, e três outros grupos, cada um recebendo doses diferentes de terapia por luz.

Os resultados são fascinantes. Os níveis de glicose no sangue no grupo-controle (luz zero) permaneceram os mesmos. Nos três grupos que receberam luz, os níveis de glicose no sangue caíram. A maior queda foi no grupo com a menor dose de luz.

Durante as seis horas, os ratos não se exercitaram ou comeram, e todos viveram nas mesmas condições com bastante acesso à água. A única diferença foi a quantidade de luz recebida.

Após 24 horas, o nível de glicogênio nas células musculares foi medido. O glicogênio é um reservatório de glicose. O grupo-controle não tinha muito glicogênio em comparação com os grupos leves, o que significa que a fotobiomodulação estimulou a criação e o armazenamento de glicogênio na célula muscular.

Essas duas descobertas são notáveis. Os autores sublinharam o fato de quando luz vermelha e próxima do infravermelho incidem sobre os músculos, eles desenvolvem a capacidade de tirar a glicose da corrente sanguínea e armazená-la onde ela é realmente necessária.

A prevalência do diabetes está aumentando em todo o mundo. Em 1980, 4,7% das pessoas com mais de 18 anos tinham diabetes; em 2014 essa taxa aumentou para 8,5%). No Brasil, essa taxa passou de 5.5% para 7.4% de 2006 a 2019.

Este estudo traz esperança para aqueles com diabete ou em risco de desenvolver a doença.

É impressionante o poder da luz. E sem efeitos colaterais.

Referência

* Kenia Mendes Rodrigues Castro, Rodrigo Leal de Paiva Carvalho, Geraldo Marco Rosa Junior, Beatriz Antoniassi Tavares, Luis Henrique Simionato, Carlos Henrique Fachin Bortoluci, Claudio Alberto Tellez Soto, Cleber Ferraresi, Can photobiomodulation therapy (PBMT) control blood glucose levels and alter muscle glycogen synthesis?, Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology, Volume 207, 2020.

Obrigado a Justin Luebke/Unspash pela imagem



Post Tags

Médico especialista em exames de eletroneuromiografia há 40 anos. Certificado pela Universidade de Oxford, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Fundação Getúlio Vargas.


Comentários



Adicionar Comentário