logo

Há luz

publicado em:28/01/21 4:39 PM por: Martin Portner Ciência da Luz

A pesquisa internacional direcionada às doenças neurodegenerativas é movida pela busca da sua causa. Bilhões de dólares foram gastos para descobrir a causa da doença de Alzheimer de Parkinson.

No caso do Alzheimer, a causa foi anunciada como sendo decorrente do acúmulo anormal das placas amilóides no cérebro. Bilhões de dólares e muitos anos depois surgiu o sofisticado medicamento capaz de dissolver as placas no cérebro. Foram ao teste. Resultado: não funcionou.

A doença de Alzheimer não acontece por causa do acúmulo das placas. Placas e a doença são provavelmente decorrentes de uma terceira causa. Dinheiro e tempo foram ralo abaixo.

O dia em que eu tiver um pneu furado, terei duas opções.

Uma é voltar pelo caminho que percorri e tentar encontrar a causa do pneu furado. A oura é consertar o pneu e seguir viagem.

Por que importar-se com o que exatamente furou o pneu? É perda de tempo.

A mesma coisa ocorre com as doenças de Parkinson e Alzheimer – a busca incessante pela causa não nos levou a lugar nenhum ao longo das últimas 4 décadas.

O fato é que a maioria das pessoas não se importa com a causa (sim ela é importante do ponto de vista da ciência), mas elas precisam de algo que as ajude a administrar os seus problemas, que as ajude a sentir melhor, as ajude a viver a vida apesar da doença e ajude as famílias e lidar com toda a situação.

A luz vermelha e próxima do infravermelho podem ajudar. Elas não são a cura, mas podem tornar mais fácil tanto o convívio como o controle da doença.

Eu acredito que a luz laser usada diariamente retarde a progressão e o impacto da doença. Isso faz sentido do ponto de vista científico. Dois estudos conduzidos com pessoas que tem doença de Alzheimer (1, 2) confirmam essa impressão.

Estamos no caminho certo.

  1. Linda Chao. Effects of Home Photobiomodulation Treatments on Cognitive and Behavioral Function, Cerebral Perfusion, and Resting-State Functional Connectivity in Patients with Dementia: A Pilot Trial. Link
  2. Anita Saltmarche e colaboradores. Significant Improvement in Cognition in Mild to Moderately Severe Dementia Cases Treated with Transcranial Plus Intranasal Photobiomodulation: Case Series Report. Link

Obrigado a Matthew Bennett/Unsplash pela imagem



Post Tags

Médico especialista em exames de eletroneuromiografia há 40 anos. Certificado pela Universidade de Oxford, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Fundação Getúlio Vargas.


Comentários



Adicionar Comentário